De volta ao Flamengo como a contratação mais cara da história do futebol brasileiro, Lucas Paquetá chegou ao Rio de Janeiro nesta quinta-feira (29), e desembarcou nos braços da torcida rubro-negra, eufórica com a chegada da cria do Ninho do Urubu.
Presença quase certa na lista de Carlo Ancelotti na Copa do Mundo, Paquetá chega em grande fase, como titular, camisa 10 e protagonista do West Ham na Premier League. Recentemente, o meia chegou a ser cotado no Manchester City de Pep Guardiola, mas as negociações congelaram após as investigações .
De olho nesse grande momento do novo camisa 20 do Flamengo, o ESPN.com.br ouviu comentaristas da ESPN e perguntou: Paquetá de volta ao Flamengo é a maior contratação da história do futebol brasileiro?
Alguns grandes nomes são citados como “concorrência” a Paquetá, mas um nome é unânime como maior reforço de um clube brasileiro: Romário, contratado também pelo Flamengo, vindo do Barcelona quando era campeão da Copa pela seleção e melhor jogador do mundo. Veja os jogadores citados e as análises dos comentaristas a seguir:
ANDRÉ DONKE
“Para mim o Paquetá não é a maior contratação da história do futebol brasileiro porque nada supera o retorno do Romário como campeão do mundo, no auge, então é algo inalcançável, mas eu colocaria entre as cinco maiores. Acho que para a gente definir a maior contratação tem que considerar o tamanho do jogador, o momento em que ele está e o valor. Então o fato de o Paquetá ser a contratação mais cara, jogador de seleção brasileira, jogando na Premier League, a grande liga do futebol mundial, isso acaba influenciando.
Eu colocaria também um outro jogador, aí não pelo que fez, mas pelo momento em que retorna e pelo valor, o Pato quando vem ao Corinthians engloba nessa característica. Não estou falando do desempenho do jogador na sequência na passagem que teve, mas quando ele vem era uma contratação muito bombástica.
Colocaria também a do Adriano retornando para o São Paulo com 25 anos no nível que ele jogava no futebol italiano.
Indo um pouco na contramão, acho que a gente tem grandes contratações, grandes jogadores, como o Neymar, a vinda do Seedorf, tem um jogador que vem num estágio mais final da carreira, quando retorna acaba perdendo um pouco do impacto porque voltar é um pouco natural, mas ainda assim eu coloco a do Ronaldo Fenômeno na quinta colocação, a ida para o Corinthians, pelo fato de ele ser o Fenômeno, jogador que dispensa comentários.
Tem muita gente que poderia estar nessa lista também, claro, com destaque para o Romário como a maior contratação da história do futebol brasileiro”.
CELSO ARDENGH
“Para mim, não. Para mim não é nem a maior chegada no Flamengo, porque para mim a chegada do Romário sendo melhor do mundo tem um impacto maior, é uma contratação maior e para mim a maior não só do Flamengo, como do futebol brasileiro.
Está (Paquetá) entre as dez maiores chegadas em termos de impacto, é claro que tudo isso pode acabar mudando caso o Paquetá não dê certo, acho que a chance é muito pequena e os riscos que o Flamengo está correndo são todos calculados. É um camisa 10 de um time da Premier League, um cara que pode te oferecer muitas variações, inclusive em momentos em que o Arrascaeta não estiver entregando fisicamente ele pode ser um substituto para o Arrascaeta como camisa 10.
Para mim está no top 10, top 5 quem sabe, mas não é a maior, a maior é o Romário quando ele, melhor do mundo, chega também no Flamengo”.
OSVALDO PASCOAL
“Da história é um pouco mais pesado de falar, porque tem um período muito grande. Tem o Romário que voltou, até o Roberto Dinamite quando volta da Espanha para jogar no Vasco da Gama, tem o Ronaldo Fenômeno que volta para jogar no futebol brasileiro e vai jogar no Corinthians. Acho que é uma das maiores contratações da história do futebol brasileiro.
Como valor, eu não tenho nenhuma dúvida, e quanto ao rendimento que ele pode ter no time do Flamengo eu também não tenho dúvida, para mim ele vai ser um desses jogadores brilhantes e talvez seja a grande atração do futebol brasileiro dessa temporada. Vejo a convocação dele para a seleção brasileira como certa, o retorno dele é uma dessas grandes contratações, e pode ser até o melhor jogador da temporada jogando no time do Flamengo. O Flamengo é incomparável”.
VITOR BIRNER
“A maior contratação, eu vou levar em conta o momento em que aconteceu, o momento do jogador e o que havia feito, foi a do Romário. Era campeão do mundo, ali a contratação foi muito grande, enorme, era um jogador que, na época que o futebol não era tanto uma questão de dinheiro como hoje, ele poderia ter ido para qualquer equipe do mundo; o Paquetá, não, apesar de ser um grande jogador.
Eu acho que tem outras contratações muito grandes, a do Ronaldo tem que entrar num top 5 de qualquer jeito, a do Raí foi uma contratação muito grande porque ele é o maior jogador da história do São Paulo, era bicampeão da Libertadores, referência total do time, chegou e destruiu uma final contra o Corinthians.
Ronaldinho não vou colocar, a do Luis Suárez sim, não era um grande momento, mas o Suárez é enorme, parceiro do Messi, chegou aqui e não quis premiação por gols marcados em estadual, fez uma enorme diferença na campanha do Grêmio, é um jogador histórico, vou colocá-lo nesse pacote, e vou colocar a do Paquetá no top 5.
Das contratações feitas nessa era do futebol onde o dinheiro pesa muito o Paquetá é identificado com o Flamengo, é cria, é torcedor, tem mercado hoje na Premier League e em clubes fortes da Europa. O Flamengo pagou um valor muito grande, o que coloca também o Flamengo como um clube no mercado com um grande poder de contratação. Nenhum time de futebol pode pagar isso, na Itália talvez só Juve, Inter e Milan, na Espanha Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid, outro clube não. PSG, Bayern de Munique, então pensando aqui, fora o dinheiro ‘petrodólar’, nenhum pode contratar por esse valor, então é uma contratação muito grande por esse aspecto também, e acho que vai fazer uma enorme diferença no futebol brasileiro.
Então, para ter uma contratação da era atual do futebol, o Paquetá entra entre as cinco”.
ZINHO
“O Paquetá é uma contratação espetacular para este momento, mas para mim ainda não é a maior. O Romário para o próprio Flamengo quando retorna vindo do Barcelona como melhor jogador do mundo ainda é acima do Paquetá.
Acho que a volta do Neymar, jogadores como Adriano, Bebeto, a volta do Zico do futebol italiano… do Roberto Dinamite vindo para o Vasco, acho que são nomes que ainda estão à frente. Mas o Paquetá desses tempos modernos realmente é a maior contratação”.
ESPN

