Ad image

Classificador Legal reforça segurança na comercialização de grãos em Mato Grosso

Com o avanço do período de colheita, a classificação de grãos passa a ter ainda mais peso na rotina dos produtores rurais, especialmente no momento da comercialização, quando divergências nos laudos podem resultar em descontos indevidos e prejuízos financeiros. É justamente nessa época que cresce a procura pelo programa Classificador Legal, iniciativa da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) criada para dar respaldo técnico aos produtores e garantir mais transparência nas negociações.

Em 2025, foram registrados mais de 1.700 atendimentos em todo o estado, evidenciando a confiança dos produtores no serviço e a necessidade de respaldo técnico durante o processo de comercialização de soja e milho. Por meio do Classificador Legal, a Aprosoja MT reafirma seu compromisso com a defesa dos interesses dos produtores rurais, atuando para evitar perdas indevidas e fortalecer a segurança nas relações comerciais no campo.

O vice-presidente oeste da Aprosoja Mato Grosso, Gilson Antunes de Melo, salienta como o programa Classificador Legal se consolida como uma ferramenta de defesa do produtor rural e de fortalecimento da transparência na comercialização de soja e milho.

“Tanto as empresas quanto os produtores sabem que o classificador da Aprosoja tem conhecimento técnico e experiência, o que faz com que, na maioria dos casos, não haja contestação sobre o resultado. A classificação é respeitada por todas as partes, o que traz equilíbrio ao mercado, evita conflitos e dá ao produtor a segurança de que não está sendo lesado e que seu produto está sendo avaliado corretamente”, relata Gilson.

Para Gilson, os números de atendimentos registrados no ano passado evidenciam a credibilidade do serviço junto aos produtores e reforçam a importância de fortalecer ainda mais o programa, propagando e divulgando para que ainda mais produtores tenham acesso.

“Pelos números, já é possível perceber a importância desse programa. O fortalecimento acontece de forma natural, e a Aprosoja MT tem essa preocupação, investindo continuamente na formação e na ampliação do quadro de classificadores para atender um número cada vez maior de produtores”, finaliza ele.

O produtor rural do Núcleo de Cláudia, Charlles Hoffman, solicitou o serviço do classificador legal recentemente e relatou como o serviço foi o diferencial para que ele não sofresse prejuízos significados. “Esse ano iniciamos a colheita da soja, porém, no armazém, quando fomos fazer a entrega da nossa carga, nos sentimos um pouco lesados, e isso nos motivou a chamar o classificador”, conta o produtor.

Com o trabalho do classificador legal, Charlles evitou prejuízos de até 15%, garantindo que a classificação estivesse de acordo com o esperado das cargas e com a realidade da região.

“Eu posso dizer que seria um prejuízo bem significativo em um único dia de entrega nesse armazém. Por isso, recomendo a todos os produtores que, quando sentirem que a classificação está muito abusiva, chamem o classificador legal, liguem para o Canal do Produtor, abram uma ordem de serviço e não esperem”, finaliza ele.

Por meio do Classificador Legal, a Aprosoja Mato Grosso reafirma seu compromisso com a valorização da produção agrícola e a defesa dos direitos de seus associados. A iniciativa é uma forma de assegurar a precisão das análises de qualidade e arbitragem dos grãos. Em um cenário de constantes desafios, os relatos dos produtores demonstram a importância do suporte técnico oferecido pela entidade, fortalecendo a confiança e a transparência em todo o processo.

Produtores interessados em acionar o classificador de sua região devem entrar em contato com o Canal do Produtor pelo telefone ou WhatsApp (65) 3027-8100, para abertura de uma Ordem de Serviço (OS). A arbitragem ou análise da amostragem será realizada pelo classificador mais próximo disponível, sem custo para o produtor.

Agrolink

Compartilhe este artigo