Ad image

Com risco de incêndio e à saúde, MS enfrenta umidade do ar em 20% nesta quarta

Tempo seco em Campo Grande (Foto: Eliel Dias, Jornal Midiamax)

O período longo de estiagem em Mato Grosso do Sul reflete em mais um dia de alerta de baixa umidade relativa do ar. Nesta quarta-feira (9), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o alerta de perigo potencial para todas as 79 cidades do Estado.

O aviso é válido das 9h34 às 23h desta quarta-feira, com indicador de perigo potencial para riscos de incêndios florestais e à saúde. A umidade do ar oscila entre 20 e 30% durante o dia.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), essa condição está associada à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas, mantendo o tempo estável em todo o Estado.

inmet
Inmet renovou alerta para as próximas horas (Reprodução, Inmet)

A presença do ar seco favorece elevadas amplitudes térmicas, ou seja, grande diferença entre as temperaturas mínimas e máximas do dia, podendo atingir variações de até 20°C. São esperados baixos índices de umidade relativa do ar, variando entre 20% e 40%, especialmente durante as tardes.

Nos próximos 10 dias, não há indicativos de chuva significativa sobre o Estado. O prognóstico indica que até o dia 22 de julho a região enfrenta tempo seco. Apenas 15 milímetros de chuvas isoladas são esperados, com destaque para a região sudoeste e oeste.

Cuide-se

  • Beba bastante líquido;
  • Evite desgaste físico nas horas mais secas;
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
  • A Defesa Civil está disponível no telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros no 193 em casos de emergência.

Midiamax

Compartilhe este artigo