Ad image

Sebrae-SP abre 75 vagas gratuitas para programa de inovação para produtores rurais na região de Barretos

O Sebrae-SP está com 75 vagas gratuitas abertas para o programa ALI Rural – Agente Local de Inovação na região de Barretos. Podem se inscrever produtores rurais de Altair, Ariranha, Barretos, Bebedouro, Cajobi, Colina, Colômbia, Embaúba, Guaíra, Guaraci, Icém, Ipuã, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Morro Agudo, Paraíso, Pirangi, Severínia, Taiaçu, Taiúva, Taquaral, Terra Roxa e Viradouro.

A iniciativa disponibiliza um agente local para atuar ao lado do produtor rural, auxiliando na redução de custos, implantação de inovações e aumento do faturamento e da produtividade. O acompanhamento técnico tem duração de 12 meses.

As vagas são voltadas para cadeias produtivas do agro, como pecuária de leite, apicultura, cafeicultura, fruticultura e olericultura. Criadores de ovinos e caprinos, assim como empreendedores do turismo rural, também podem se inscrever para o acompanhamento gratuito.

“O ALI Rural é uma oportunidade para o produtor se tornar mais competitivo e começar a se ver como empresário. O programa mostra que a inovação está na melhoria dos processos e até no relacionamento com clientes e colaboradores. Ao final do ciclo, são apresentados cases de sucesso que vão desde a criação de uma logomarca até a aquisição de maquinários e exportação”, destacou Renata Sampaio, analista de negócios e gestora de agro do Sebrae Barretos.

Vânia Delfino, de Guaíra, participou do ALI Rural

Vânia Delfino, produtora de hortaliças da cidade de Guaíra, contou que, após receber as consultorias do programa ALI Rural, conseguiu melhorar a organização do plantio e da produção, o que resultou em aumento no faturamento.

“Com o atendimento do ALI Rural, melhorou tudo na minha propriedade: organização, foco e metas. A partir daí, tive um produto de maior qualidade, conquistei mais clientes e aumentei a receita”, concluiu Vânia.

Sobre o programa
O ALI é um pesquisador bolsista do Sebrae que atua como facilitador da gestão da inovação, identificando necessidades e propondo soluções de acordo com as demandas de cada propriedade rural.

O agente realiza encontros coletivos e consultorias individuais. O atendimento envolve a elaboração de um diagnóstico para avaliar pontos de melhoria e a criação de um plano de ação. Também podem ser sugeridas ferramentas para aprimorar processos produtivos, controles gerenciais, marketing e vendas, estratégias de sustentabilidade e acesso a mercados.

Podem participar do programa ALI Rural produtores e produtoras rurais que tenham algum destes documentos: CNPJ (MEI Rural, micro ou pequena empresa), Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), Número de Imóvel na Receita Federal (NIRF), Inscrição Estadual, Registro de Pescador ou Cadastro de Atividades Econômicas da Pessoa Física (CAEPF).

Os produtores rurais da região de Barretos podem se inscrever por meio do link.


Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Compartilhe este artigo