Ad image

Rio Verde reúne poder público, empresários e instituições no Dia D da Inovação

O evento reuniu atores do ecossistema local de inovação (Fotos Vivianne Oliveira)

Na quarta-feira (24), Rio Verde, no Sudoeste Goiano, deu mais um passo firme em direção ao futuro. No espaço do Agrohub UniRV, o Dia D Inova Rio Verde reuniu lideranças do setor público, empresários, instituições de ensino, startups e entidades de apoio com um objetivo comum: fortalecer o ecossistema local de inovação (ELI) do município e ampliar as conexões entre os atores que já constroem, na prática, um ambiente mais colaborativo, tecnológico e sustentável.

A iniciativa é uma continuidade da jornada iniciada com a aplicação da metodologia ELI, desenvolvida pelo Sebrae, que culminou na criação do grupo Inova Rio Verde. Desde então, o município tem se destacado pela articulação entre diferentes setores em torno de uma agenda conjunta de inovação.

Para o coordenador de inovação do Sebrae Goiás, Athos Valladares, o momento simboliza a convergência de esforços em prol de um projeto coletivo de transformação. “Hoje é um dia muito importante para Rio Verde, para as ações do Sebrae e para toda a governança da cidade. Estamos falando de inovação, e isso exige que todos olhem para a mesma direção. A estruturação do Inova Rio Verde se tornou um fator de convergência. É como se a rota estivesse traçada, com um GPS ligado: sabemos para onde queremos ir”, declarou. Segundo Athos, o futuro almejado é de uma Rio Verde com menos sobreposição de esforços, mais cooperação entre instituições e um ecossistema que respire empreendedorismo e potencialize as vocações locais.

Athos Valladares, gestor de Inovação do Sebrae: projeto coletivo de transformação

Durante o evento, os participantes foram organizados em quatro grupos de trabalho, cada um com uma missão estratégica: propor a criação de um Hub de Inovação com governança imparcial; fomentar políticas públicas de incentivo fiscal para empresas inovadoras; estimular a criação de um fundo de investimentos voltado à inovação; e fortalecer um ecossistema integrado que promova o desenvolvimento regional. As discussões, intensas e propositivas, revelaram o potencial criativo dos presentes e geraram propostas concretas que serão encaminhadas às instâncias competentes.

Pedro Cunha, superintendente da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, destacou o envolvimento plural das instituições e a relevância do encontro como ponto de partida para uma agenda mais robusta. “Vieram representantes do setor privado, do poder público, das secretarias municipais, do legislativo estadual e municipal. Foram formados quatro grupos com temas diferentes e muitas ideias surgiram. Já estamos analisando o que pode ser executado e quais ações serão priorizadas”, afirmou. Ele adiantou ainda que, com a inauguração do Hub Goiás prevista para os próximos meses, a cidade poderá sediar eventos semelhantes com mais frequência, impulsionando ainda mais a inovação em setores como o agro e a indústria.

Os grupos 1, 2, 3 e 4 trabalharam no desafio de propor ações

Para o professor Paulo César, anfitrião do evento e uma das vozes mais inspiradoras da manhã, o que se viu no Dia D foi o “povoamento” do ecossistema, conceito que traduz bem a ideia de encher de vida, ideias e conexões um ambiente que antes estava em construção. “Hoje nós estamos povoando esse ambiente. Temos aqui autoridades, empresários, jovens com mentes inquietas, inconformadas com a rotina. Isso nos enche de esperança. É a oportunidade de conectar demandas reais com pessoas capacitadas e dispostas a fazer acontecer”, disse.

O professor compartilhou ainda um exemplo simbólico a todos os presentes: a história de um senhor de 77 anos, morador de Rio Verde, que desenvolveu uma tecnologia inovadora para a BRF, com aplicação global. “Essa é a prova de que inovar não tem idade. Que sejamos todos jovens de espírito, com vontade de transformar nossa realidade”, completou.

O grupo se reuniu no espaço da UniRV

Com parceiros como Sebrae, UniRV, IF Goiano, Área 64, Sest/Senat, Coderv, Sesi/Senai e as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia, o Dia D Inova Rio Verde encerrou com a sensação de que a semente está lançada e de que o terreno fértil do sudoeste goiano tem tudo para florescer em soluções que impactem positivamente a vida das pessoas.

A meta agora é transformar ideias em ações, alianças em projetos, e sonhos em políticas públicas e negócios sustentáveis. Porque, como disse Athos Valladares, “não se trata de meio mais meio sendo um, mas de cada parte inteira entregando o seu melhor para construir uma única Rio Verde: fortalecida, integrada e inovadora”.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Sudoeste | Rio Verde: Vivianne Oliveira / Agência Entremeios Comunicação – (62) 98174-9881

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn


Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Compartilhe este artigo