Ad image

Palestras em Dourados e Maracaju destacam o papel das comunidades no fomento à inovação nos municípios

Para promover uma reflexão sobre o papel estratégico das comunidades de empreendedores na consolidação de Ecossistemas Locais de Inovação e no sucesso de ideias colaborativas, a palestra “Inovação em rede: a Importância da comunidade para transformar ideias” foi realizada nas cidades de Maracaju e Dourados, nessa quarta-feira (23) e quinta-feira (24), respectivamente.

A iniciativa foi promovida pelo Sebrae/MS e Ecossistemas Locais de Inovação dos municípios que reúnem representantes da iniciativa privada, de instituições públicas como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do estado de Mato Grosso do Sul (Semadesc), Universidades, e empreendedores. Em Dourados, a ação também contou com o apoio da Comunidade Tereré Valley.

Com o objetivo de inspirar os participantes, o encontro destacou como comunidades de empreendedores atuam como catalisadoras de inovação, promovendo soluções para os desafios contemporâneos. Segundo o palestrante e consultor do Sebrae/MS, Adelino Marques, é fundamental que a comunidade seja presente e participativa para que o ecossistema se fortaleça.

“Esse trabalho é muito importante porque são esses empreendedores, sejam de startups ou de empresas de base tradicional, que geram as demandas que o ecossistema precisa resolver e apresentar para a sociedade. Ter uma comunidade forte e atuante é uma das principais razões de um ecossistema existir, e o trabalho que o Sebrae está fazendo é fundamental para a subsistência e a sustentabilidade desses ambientes”, destacou.

Em Maracaju, encontro reuniu empreendedores e membros do Ecossistema de Inovação local.

A proposta também buscou fomentar o protagonismo regional e fortalecer os Ecossistemas Locais de Inovação conectando os atores que integram os grupos com a sociedade. Representando o Ecossistema de Inovação Plantar, em Maracaju, uma das participantes foi a empresária Fabiana Alves de Oliveira, que atua no ramo da fotografia.

Para Fabiana, a ação está alinhada com a necessidade constante de mobilização dos participantes para a superação dos desafios. “Gostei muito da palestra. Veio ao encontro do que eu acredito: que a união e a participação da comunidade são o que realmente geram bons resultados. Precisamos fazer esse trabalho de formiguinha, de conscientização sobre a importância das comunidades dentro dos ecossistemas. Quando há união, há resultado. É isso que precisamos fortalecer na nossa comunidade”, expôs.

Em Maracaju, exemplos práticos da atuação das comunidades também foram abordados durante a palestra, como é o caso do “Startup Weekend” – evento que ocorre anualmente durante um fim de semana e reúne empreendedores, designers e entusiastas para compartilhar ideias, formar equipes e desenvolver soluções.

Empreendedores de Dourados, membros da comunidade Tereré Valley e do Ecossistema de Inovação participaram do encontro na unidade regional do Sebrae/MS.

Dourados, por sua vez, também abriga um Ecossistema de Inovação e se destaca por ter uma comunidade empreendedora estruturada — a Tereré Valley, criada em 2020 e responsável por realizar três edições do Startup Weekend. Para Ricardo Rocha, membro da Tereré Valley e criador da startup Feira Delivery Dourados, a iniciativa fortalece a rede de contatos entre empreendedores.

“Acredito que esse evento foi de suma importância para os empreendedores se conectarem e serem convidados a entrar no ecossistema, tendo mais acesso às ações e eventos de inovação da cidade. É importante estar presente nos eventos, trocar conhecimento e se manter conectado com as pessoas”, afirmou Ricardo.

Durante o encontro, foi debatido como as comunidades fomentam a cultura da inovação ao promover a cocriação, o acesso a diferentes saberes e o aprendizado em rede. Por reunir empreendedores com desafios semelhantes e objetivos comuns, esses ambientes favorecem o networking, estimulam parcerias, ampliam oportunidades de negócios e proporcionam acesso a informações estratégicas, como editais de fomento, programas de aceleração e eventos da área.

Para outras informações sobre as ações do Sebrae/MS e parceiros, basta entrar em contato com a Central de Relacionamento pelo número 0800 570 0800 ou acessar o site ms.sebrae.com.br.


Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Compartilhe este artigo