O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) homologou nesta segunda-feira, 15 de dezembro, o resultado definitivo do 2º Exame Nacional dos Cartórios (Enac), coordenado pela Corregedoria Nacional de Justiça, com 892 habilitados no certame. A lista dos habilitados no 2º Enac está disponível no portal da Fundação Getulio Vargas, banca examinadora.
Como previsto no edital, os habilitados receberão por e-mail o link de acesso ao certificado de habilitação. A Corregedoria Nacional tem até 45 dias, contados a partir da homologação, para a expedição, mas a previsão é de que o processo seja concluído antes deste período.
A segunda edição do Exame foi aplicada no dia 28 de setembro em todas as capitais do país. Dos 892 habilitados, há duas pessoas indígenas e uma autodeclarada quilombola, além de 113 autodeclaradas negras e 99 pessoas com deficiência.
O 2º Enac recebeu 9.195 inscrições. Dessas, 6.364 pessoas compareceram à prova, registrando um percentual de abstenção de 30,79%, o mesmo da primeira edição do Exame, realizada em abril deste ano.
A habilitação no Enac tem validade de seis anos, contados da homologação do certame, e é pré-requisito para a participação em concursos realizados pelos tribunais de justiça para a outorga de delegações de serviços notariais.
Saiba mais – O Exame Nacional dos Cartórios foi instituído pela Resolução CNJ n. 575/2024. Mais informações sobre o Enac podem ser obtidas no portal do CNJ e na página da Fundação Getulio Vargas, banca examinadora do certame. Clique aqui para acessar!

