Ad imageAd image

Kanela se despede, e Operário perde artilheiro em momento crítico da temporada

Foto: Rodrigo Moreira

Operário Futebol Clube-MS anunciou a saída do atacante Everton Kanela nesta semana. O atleta de 29 anos tem como destino o futebol paulista para disputar jogos no segundo semestre. Ele sai como artilheiro da equipe no ano e marcou cinco gols na temporada de 2025.

✅ Clique aqui para seguir o canal do ge MS no WhatsApp

Kanela fez parte da campanha do título do Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A de futebol masculino sobre o Ivinhema-MS. A saída vem em meio a semana de preparação para a reta final do Campeonato Brasileiro Série D. O Operário-MS volta a campo no sábado (28), às 15h, contra o Goiatuba-GO no Estádio das Moreninhas.

Galo está em uma situação muito complicada na busca pela classificação. O atual técnico Raphael Pereira estreou na última rodada com empate sem gols contra o Cascavel. O alvinegro soma seis pontos dos 27 disputados (nove rodadas).

Everton Kanela comemorando gol pelo Operário-MS — Foto: RMP - Fotografia Esportiva

Everton Kanela comemorando gol pelo Operário-MS — Foto: RMP – Fotografia Esportiva

Kanela foi apenas uma das saídas registradas pelo clube nas últimas semanas. Em conversa com o geMS, ele afirmou que “recebeu uma proposta de um clube paulista”, mas não pode falar qual é “no momento”.

Depois de conquistar seu 14º título estadual em Mato Grosso do Sul, o time perdeu alguns pilares da equipe titular. Veja as saídas e reposições:

⬇️SAÍDAS:

  • Mauri – meio-campo
  • Elissom – goleiro
  • Fernandinho – meio-campo
  • Kanela – atacante

⬆️ENTRADAS:

  • Wendel – atacante
  • Léo Souza – atacante
  • José – goleiro
  • Fernandinho – meio-campo
  • Breno – goleiro
  • Robert – meia
  • Anderson Paulista – volante

O meio-campo Fernandinho chegou para disputar a Série D e já deixou a equipe. Ele teve como destino a URT-MG, de Patos de Minas (MG). Por lá, disputará a fase final da segunda divisão mineira (Campeonato Mineiro Módulo 2).

Fora do elenco, as mudanças também aconteceram. Depois da goleada para a Inter de Limeira-SP fora de casa por 5 a 1, Leocir Dall’Astra (bicampeão estadual) pediu demissão. Quem o sucedeu foi o técnico Raphael Pereira.

Técnico Raphael Pereira, do Operário-MS, no Estádio das Moreninhas — Foto: Rodrigo Moreira

Técnico Raphael Pereira, do Operário-MS, no Estádio das Moreninhas — Foto: Rodrigo Moreira

Lacuna de jogos

O último jogo do Galo foi no dia 14 de junho. Com isso, a lacuna até o próximo jogo será de duas semanas. O tempo de preparação é avaliado como essencial pela comissão técnica. O preparador físico Thiago Ziemer destacou que o período “veio a calhar para recuperar os atletas que estão em transição para o campo”. Dentre os lesionados, estão:

  • Dante – fratura no braço (sem previsão de volta)
  • Bambelo – problema físico
  • Caio – problema físico

Para o técnico Raphael, o tempo foi primordial para recuperar a confiança e buscar uma vitória no próximo jogo.

– Não tomamos o gol, é fundamental para nós. Então, estamos confiantes, teremos dez dias para trabalhar. Temos que ganhar e conseguir os três pontos.

Elenco do Operário-MS treinando no Estádio das Moreninhas — Foto: Rodrigo Moreira

Elenco do Operário-MS treinando no Estádio das Moreninhas — Foto: Rodrigo Moreira

Situação crítica na Série D

Operário-MS está em uma situação complicada em relação às chances de passar para a próxima fase. Para o Galo, restam cinco partidas e a pontuação em disputa é de 15 pontos. Assim, o time pode chegar no máximo a 21 pontos. Na zona de classificação do grupo A7 estão Inter de Limeira-SP (18 pontos); Goiatuba-GO (14); Cianorte-PR (14) e Cascavel-PR (13).

Ao analisar as edições da Série D desde 2020 – quando a fase de grupos passou a ter oito equipes – a pontuação mínima para avançar foi de 17 pontos (Parnahyba-PI em 2023). Já a pontuação ‘ideal’ (que garantiu a vaga) ficou entre 22 e 24 pontos. Com os resultados anteriores, o Galo já não pode alcançar esse número.

Os times que menos pontuaram nos últimos cinco anos para ir à 2ª fase (que é mata-mata) ficaram em 4º lugar. Em 2020, 2021 e 2024, respectivamente, as equipes do Globo-RN e Caxias-RS fizeram 18 pontos e conseguiram avançar. O Santa Cruz-PE fez 19 pontos em 2022 e teve a pior campanha dentre os classificados.

Para conseguir chegar aos 17 pontos, o Galo precisa vencer três partidas e empatar duas. Para chegar aos 18, o time necessita de quatro vitórias nos cinco jogos restantes. Atualmente, o aproveitamento é de 25% e, para chegar aos 17 pontos, é preciso de mais de 70% dos pontos restantes.

Confira os jogos restantes (todos no horário de Mato Grosso do Sul):

  • Operário-MS x Goiatuba-GO – 28/06 – 15h – Estádio das Moreninhas
  • Itabirito-MG x Operário-MS – 05/07 – 14h30 – Castor Cifuentes
  • Operário-MS x Uberlândia-MG – a definir
  • Monte Azul-SP x Operário-MS – a definir
  • Operário-MS x Cianorte-PR – a definir
Compartilhe este artigo