Ad image

Margem apertada para a pecuária leiteira nacional apontam estudos

O ano de 2026 começa com um cenário de cautela para a pecuária leiteira nacional, segundo análise de pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).

A combinação de um PIB próximo de 2% e crescimento mais moderado da oferta de leite cru, estimado entre 2% e 2,5%, tende a reduzir a volatilidade dos preços pagos aos produtores ao longo do ano.

Apesar disso, os pesquisadores alertam que os valores do leite no campo já iniciam 2026 em patamares significativamente inferiores aos observados em anos anteriores. A expectativa é de que os preços só apresentem recuperação dentro do movimento sazonal tradicional, entre os meses de abril e agosto.

De acordo com o Cepea, a possibilidade de custos menores com ração pode ajudar a evitar quedas mais acentuadas nas margens dos produtores. Ainda assim, os resultados financeiros devem ser mais modestos do que aqueles registrados em 2024 e também no primeiro trimestre de 2025.

O centro de pesquisas destaca que oportunidades podem surgir ao longo do ano, mas ressalta que o aproveitamento desse cenário dependerá diretamente de disciplina, gestão eficiente e controle rigoroso dos custos dentro das propriedades.

RuralNewsMS

Compartilhe este artigo