Parlamentares da oposição continuam a ocupar os plenários da Câmara dos Deputados e do Senado. Os grupos passaram a noite de terça-feira (5) para esta quarta-feira (6) em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Anistia do 8/1 e impeachment de Moraes
A oposição exige que seja pautada a anistia aos condenados por tentativa de golpe de Estado e também o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
Moraes é o relator da ação contra Bolsonaro. O ex-presidente é acusado de liderar uma tentativa de anular as eleições presidenciais de 2022 com pressão sobre os comandantes militares.
Reação dos presidentes da Câmara e do Senado
Depois dos protestos, os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, cancelaram as sessões e marcaram reunião de líderes para esta quarta-feira.
Em uma rede social, Hugo Motta disse que o Parlamento deve ser a ponte para o entendimento. Já Alcolumbre chamou a ocupação de algo inusitado, alheio aos princípios democráticos e pediu serenidade.
Ocupantes se revezam no plenário
Os parlamentares de direita postaram vídeos durante madrugada nos plenários. Às 6h desta quarta-feira, houve um revezamento com a chegada de novos parlamentares e a saída daqueles que haviam passado a noite no Congresso Nacional. A obstrução, segundo deputados e senadores, prossegue durante o dia.
Fonte: Radioagência Nacional – EBC