No último domingo, dia 3 de agosto, a cidade de Três Lagoas foi palco da terceira etapa do Treinão para a Corrida dos Poderes, que reuniu mais de 1.300 pessoas na Lagoa Maior, importante ponto turístico da região, promovendo saúde, inclusão e integração social. O evento esportivo, que serve como preparação para a 3ª Corrida dos Poderes, a ser realizada no dia 25 de outubro em Campo Grande, foi promovido com o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas e a união entre o poder público e a comunidade local.
A iniciativa é organizada por meio de uma parceria entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa. O Judiciário foi representado pela juíza Janine Rodrigues de Oliveira Trindade, titular da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal da comarca, que esteve ao lado da primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, do prefeito de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia, e outras autoridades municipais.
A largada da prova foi marcada por um momento emocionante, com os paratletas do Projeto de Paradesporto da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejuvel) iniciando o percurso. Logo depois, os participantes tomaram as ruas da cidade para as provas de caminhada (com percurso de 3 km) e corrida (com percurso de 5 km).
“É muito legal receber um evento deste porte aqui na cidade, para promover saúde e inclusão. A corrida, para mim, é como se fosse um remédio natural, preventivo, que proporciona uma disposição completamente diferente para o dia a dia”, disse a juíza Janine Trindade.
“E não são só benefícios para a saúde física, como uma alimentação mais equilibrada, mas também para a saúde mental. A corrida nos ajuda a ter mais disciplina e força mental para enfrentar os desafios do trabalho e os momentos de estresse, seja na vida profissional ou pessoal”, completou a magistrada.
A corrida de 5 km seguiu pela Avenida Capitão Olinto Mancini, enquanto a caminhada de 3 km percorreu a área ao redor da Lagoa Maior, atraindo a participação de muitas famílias e crianças. Além do percurso esportivo, o evento também ofereceu uma série de atrações e comodidades para os participantes, como pontos de hidratação, estrutura de segurança, uma área de lazer para as crianças e sorteio de mais de 30 brindes ao final da prova.
A analista judiciária Marina Queiroz, lotada no cartório da 3ª Vara Cível de Três Lagoas, completou a corrida de 5 km junto a um grupo de amigos, também servidores do Judiciário estadual, e lembrou o impacto que o esporte teve em sua vida desde o ano passado.
“No ano passado, no treinão em Três Lagoas, foi a minha primeira corrida, e a partir daí comecei a correr sem parar. Hoje, já completei um ano de corrida e vejo que ela me dá muita energia. Todas as manhãs, quando saio para correr, já sinto um gás extra para trabalhar melhor à tarde. Vale muito a pena”, explica a servidora.
Ela conta que o apoio dos colegas teve papel fundamental na superação das dificuldades, especialmente no início da prática, e contribuiu decisivamente para que ela conseguisse criar uma rotina de exercícios e, consequentemente, levar uma vida mais saudável.
“O ambiente de trabalho também é um grande motivador. Quando alguém está com preguiça, o ciclo de amizade no serviço nos ajuda a superar. Para este evento, fui passando de cartório em cartório, chamando os colegas para participar, e fiquei feliz em ver que muitos se animaram”, concluiu.
Saiba mais – A etapa de Três Lagoas foi o terceiro treinão preparatório no interior do Estado. Antes disso, as cidades de Ponta Porã e Corumbá receberam o evento de aquecimento. Mais dois treinões de preparação ainda serão realizados até a corrida principal: em Campo Grande, no dia 28 de agosto, e em Costa Rica, no dia 20 de setembro.
A 3ª Corrida dos Poderes será no dia 25 de outubro, na capital do Estado, em celebração ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro. No ano passado, mais de 3.500 pessoas participaram da corrida, e a expectativa é que, neste ano, o evento reúna ainda mais corredores e participantes na capital sul-mato-grossense.